Máquina de Atwood
Breno Milagres
Debora Loures
Evandro Gomes
Jailson Moraes
Wasley Melo
Experimento 4 – Fenômenos Mecânicos
Máquina de Atwood
Introdução
A máquina de Atwood foi inventada em 1784 por George Atwood, ela consiste em dois corpos de massa e presos por uma corda que passa sobre uma roldana. A máquina é usada em laboratórios para demonstração das leis da dinâmica.
É facilmente notado, que quando liberado, a maior massa acelerará para baixo enquanto a mais leve acelerará no sentido oposto à mesma taxa. A aceleração depende da diferença nas duas massas como também da massa total.
Objetivo
Determinar a relação entre os dois fatores que influenciam a aceleração de uma máquina de Atwood usando um fotosensor para medir a aceleração.
Material
Fotosensor (photogate)
Conjunto de massas
Fio fino e roldana
Interface
Software LoggerPro
Procedimento Primeiro iremos executar a montagem da máquina de Atwood sobre uma das extremidades da bancada conforme a figura abaixo:
Observando figura vemos que a montagem é composta por um suporte composto de duas hastes e pedestal, do fotosensor, uma roldana fixada com seu eixo paralelo ao laser do sensor e entre seus focos. Na roldana deverá haver um fio fino no qual tem em suas extremidades suporte para massas.
Após instalar o sensor no suporte, conecte o mesmo na interface, e posteriormente a interface no computador. Inicie o computador e abra o software LoggerPro. O experimento será realizado em duas partes, Parte1 e Parte2.
Parte 1: Massa total constante
Nesta parte do experimento deverá ser mantido a massa total utilizada constante, mas a cada teste as massas deveram ser movidas de um lado para outro, de forma que a diferença entre massas de cada lado varie.
1. Pese e anote o peso de cada conjunto de massa do experimento utilizado.
2. Depois coloquei esses conjuntos no suporte de massas na máquina. Segure o conjunto de maior massa próximo a roldana.
3. Em seguida, para coleta dos dados,