Má posição dos dentes
Um dente mal posicionado é aquele que não se coloca em posição normal. Segundo Stafne e Gibilisco (1982): Os dentes mal posicionados que irrompem são melhores avaliados pelo exame clínico, mas os não erupcionados somente podem ser detectados e avaliados pelo exame radiográfico.
A primeira preocupação é o aspecto estético, que geralmente leva a procura de correção dos dentes. No entanto os dentes em má posição são altamente propenso á cárie e a doença periodontal. Para Stafne e Gibilisco(1982), isso ocorre por vários motivos: A principal é a falta de espaço; as obstruções por cisto, tumores, extranumerários e dentestemporários; infecção; trauma; anomalias que afetam os maxilares e dente e dentes; e enfermidades sistêmicas. Stafne e Gibilisco(1982) observa ainda que: As várias posições que um dente retido assume em relação ao plano oclusal dos maxilares podem ser descritas adequadamente como sendo vertical quando está em posição normal para erupção mesioangular, distoangular, horizontal, invertido ou transversal.
Na maioria das vezes os dentes permanentes que mais ficam retidos são terceiro molares (inferior e superior), caninos (inferior e superior) e pré-molares (superior e inferior). Os outros dentes podem também ficarem retidos mais em menor proporção.
05
Dentes Numerários Retidos
A retenção prolongada dos dentes temporários pode ocorrer por falta de sincronia entre a raiz do dente temporário e a raiz do dente permanente. Podendo assim causar desvio de erupção de dentes permanentes, ou atraso na sua erupção, causando assim modificações na arcada dentária.
Fundamentados em Teixeira at all (2005) “a Erupção dentária é o processo no qual o dente migra de sua localização intra-osséa até sua posição funcional da cavidade oral”. Os dados permitem concluir que a erupção normal, tanto do ponto de vista do