má distribuição de renda
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
INTRODUÇÃO
A politica de assistencia social, nem sempre foi de responsabilidade do estado brasileiro, só no ano de 1988 com a consolidação da constituição federal, chamada também de constituição cidadã, a assistencia é tida como um direito da população de quem dela necessitar, e dever do estado. Até então dever da sociedade, através da igreja e da filantropia. De acordo com o livro politicas sociais II pg 126, o estado brasileiro, sempre se comportou de forma omissa diante das expressões da questão social e pela omissão do estado a assistencia foi construida pela iniciativa da sociedade civil.
Diante de uma constituição democratica, o estado na década de 90 ainda não tinha total responsabilidade com as politicas sociais ele foi na contra - mão da constituição federal através da implatação do projeto neoliberal, apesar de sua ampliação dos direitos civis, e politicos por lei, o estado se posicionou contra a carta magma, privatizando empresas estatais, e investindo pouco no que realmente deveria. Foram várias reinvidicações para o estado se tornar responsável pela politica de assistência, mesmo com os direitos garantidos por lei, os movimentos sociais foram os grandes responsáveis pelas mundanças, e por todas as coisas conquistadas até hoje em nosso país.
DESENVOLVIMENTO
A assistencia social é direito do cidadão e dever do estado. Foi só apartir da década de 80, que passou a ser responsabilidade do estado, com a implantação da constituição federal de 1988. A grande novidade dessa legislação foi, a assistencia como direito até