MySQL
Quase todo o material aqui mostrado é extraído do livro: MySQL 5 interativo Guia básico de orientação e desenvolvimento, autor: José Augusto N. G. Manzano, ed Érica.
LIÇÃO 1 – PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Para não ter muito trabalho para entrar no mySql, grave um arquivo batch, usando o NotePad, com os comandos abaixo, para abrir o MySql dentro do prompt do Windows: rem AbrirMySql.bat: arquivo para abrir o MySql c: cd \ cd Arquivos de Programas cd EasyPhp cd MySql cd bin mySqlD mySql –u root
Salve com o nome AbrirMySql.bat na pasta que é aberta inicialmente pelo prompt do Windows, ou no C:\ (diretório raiz). Assim, quando for abrir o programa, entre no prompt do Windows e digite apenas:
AbrirMySql
Isto deverá abrir o prompt do mySql: mysql> A partir deste ponto, os comandos digitados são do mySql e não do Windows. Todos os comandos do mySql devem terminar com ; (ponto e vírgula).
Para sair do mySql digite: quit; ou exit;
Para sair do prompt do Windows, digite: exit Saia do prompt do Windows, entre novamente e teste se seu arquivoAbrirMySql está funcionando.
Se a instalação do mySql foi feita criando uma conta com senha (que é a forma correta de se fazer em uma instalação comercial), a linha para executar o programa deve ser: mySql –u –p
A chave –p exige que o usuário digite a senha antes de carregar o programa.
LIÇÃO 2 – PRIMEIROS COMANDOS
1. Primeiros comandos
Observe que cada comando digitado (sempre terminado com ;) é respondido pelo mySql. Para conhecer a versão do programa, data e hora, no prompt do mySql, digite os comandos abaixo e observe o resultado de cada um: select version(); select current_date; select current_time; select current_date, current_time; select curdate(), curtime(); select now();
Dica: para repetir comandos no prompt do Windows ou do mySql, use as setas para cima e para baixo, que permitem navegar pelos últimos comandos digitados.
O help nos permite checar