my left foot
Introdução
Foi-nos proposto pelo professor Artur Valentim, na unidade curricular de sociologia um trabalho de grupo sobre a análise de um filme para contribuir na avaliação final do semestre. O filme que nos calhou foi “My Left Food”, de 1989, que relata a história de Christy Brown. Um quadriplégico que supera diversas dificuldades além da sua incapacidade física. Decidimos começar com um pequeno resumo sobre o filme, de seguida, uma análise específica de cenas escolhidas pelo grupo e por fim o visionamento das cenas.
História
O filme, que foi dirigido por Jim Sheridan, baseia-se na história real de Christy Brown, e é um dos mais importantes dramas bibliográficos já levados para as telas.
Meu Pé Esquerdo não é só mais uma história de auto-superação, é um clássico desses que ensinam e ao mesmo tempo constrangem, pois que dotados de alta dose de sensibilidade, verdade e genialidade.
Christy Brown foi o décimo entre 22 filhos de um pedreiro de Dublin (Irlanda). Com tantos irmãos e em meio a uma pobreza flagrante, é de se espantar que uma criança como ele possa ter sobrevivido. Só que ele não apenas sobreviveu, mas tornou-se o mais célebre entre todos os irmãos, numa história de auto-superação e força de vontade ímpar em todo o mundo.
Seria uma reação exagerada, até, se o enredo não falasse de um homem praticamente sem nenhum movimento físico. A parte mais independente e viva de Christy Brown sempre foi sua mente poderosa e determinada, mas, em seu corpo, teve sempre e apenas o pé para atender aos comandos dessa mente brilhante.
Ele sofreu desde o nascimento de grave paralisia cerebral que também lhe tirou todos os movimentos do corpo, exceto o pé esquerdo. E é apenas com este pé que ele vai se tornar escritor, artista plástico (pintura em tela) e filósofo.
Christy treinou seu pé esquerdo para fazer tudo o que lhe desse na cabeça, inclusive, escrever a própria história.
O filme mostra um prolongado diálogo entre Christy e a esposa,