MUV
1. INTRODUÇÃO
Quando uma partícula executa um movimento com velocidade constante em relação a um determinado referencial, dizemos que ela está em movimento uniforme (MU). Isso significa dizer que o objeto móvel percorre distâncias iguais para intervalos de tempos iguais. Nesse tipo de movimento, apenas o espaço percorrido sofre variação no tempo.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao se deslocar com uma velocidade constante, a velocidade instantânea deste corpo será igual à velocidade média, pois não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso.
A equação horária do espaço pode ser demonstrada a partir da fórmula de velocidade média.
Podemos encontrar o valor da posição para qualquer intervalo de tempo em função da velocidade, apenas isolando o valor de x: x = x0 + v (t – t0)
A função acima é chamada de função horária da posição.
3. Objetivo
Verificar na prática o conceito de movimento uniforme;
Calcular a velocidade de um corpo ao deslocar, por diversos intervalos , em Movimento Uniforme;
Utilizar a equação do Movimento Uniforme e do desvio.
4. MATERIAL NECESSÁRIO:
- Equações do Movimento Uniforme
- Plano inclinado
- Imã
- Cronometro
5. PROCEDIMENTOS
A prática foi realizada em duas partes, na primeira foi observado o experimento em um plano inclinado em 15°, logo após com os dados recolhidos foi resolvidos alguns problemas de movimento uniforme.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1-Esfera
Inclinou-se o plano em 15° e com o uso do imã posicionou-se a esfera na marca 0mm, por três vezes, cronometrou os tempos gastos para a esfera deslocar ate a marca de 400mm e anotou na tabela abaixo.
Medida
Tempo (s)
Velocidade (m/s)
1º
6,41
0,06
2º
6,82
0,06
3º
6,65
0,06
Média
6,63
0,06
Determine a função horária do movimento uniforme da esfera. S= 0,06.T
2-Bolha de ar
Inclinou-se o plano ate a bolha atingir a marca de 400mm e logo após apoio o plano sobre a bancada, por três vezes, cronometrou os tempos gastos para a bolha