Mutações Econômicas e Dinâmicas Territoriais Locais: Delineamento
As mutações dos territórios produtivos
As análises que são feitas a respeito do universo econômico e social precisam englobar a territorialidade pelas quais estão inscritas. A análise e estudo do território é relevante de modo que demonstra mudanças de hierarquias especiais abrangendo para uma revisão mais completa de tal fenômeno.
As mudanças espaciais com a globalização da economia apontam para uma ocupação do espaço não homogêneo, e sim apontando para uma clara desigualdade e fragmentação. Sendo assim, a representação da estrutura do espaço econômico e surreal é bem mais complexa para além da popularização e dominação.
Na popularização as referências são focadas na física, a presença de um empreendedorismo econômico em um local acaba por ter um efeito polarizante em outras atividades, de modo que gera empregos e aumentar o poder de compra, propagando em torno ele sai uma dinâmica de desenvolvimento. Tal efeito é bastante explícito na ação da indústria pesada.
Na denominação a idéia se apóia na existência de influência dominante e crescente entre países e regiões. Em escala planetária os países desenvolvidos seriam como a figura de um centro que por ser desenvolvido e industrializado exerce influência sobre os países subdesenvolvidos considerados de terceiro mundo como a representação de uma periferia subordinada aos centros.
As mutações organizacionais
A situação típica das empresas que movimentavam a economia criando emprego e rendo hoje em dia não funciona mais corretamente, a crise de enorme proporção ilustrada pela indústria automobilística e metalúrgica transparece tal fato. O período atual é caracterizado por incertezas econômicas e necessidade de mudanças de gestão. A mutação vem apontando para um caminho de necessidade de maior flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes fases econômicas e a rápida evolução do mercado a valorização do material humano, e a variadas