Mutação Gênica
São alterações do código de bases nitrogenadas do DNA que originam novas versões de um gene. Se a característica gerada pela mutação for vantajosa para o indivíduo,o novo alelo tende a ser preservado pela seleção natural e aumentar a frequência na população. O conjunto de genes típico de cada espécie é resultado do acumulo de mutações vantajosas que vem ocorrendo e perpetuando-se pela ação da seleção natural.
As mutações gênicas podem ocorrer espontaneamente ou podem ser induzidas por agentes externos (radiações). Uma das causas das mutações espontâneas é a transformação temporária de uma base nitrogenada em outra,fenômeno chamado de tautomeria,que pode causar erros na duplicação dos genes. Quando a molécula mutante se reproduz ,origina cópias idênticas a si e a mutação se perpetua.A substituição de um par de bases nitrogenadas do DNA por outro nem sempre altera a proteína codificada,pois o código genético é degenerado,isto é,alguns aminoácidos são codificados por mais de um tipo de trinca de bases nitrogenadas . Na maioria dos casos,porem,a substituiçao de um único par de nucleotídios no DNA leva a alteração de um aminoácido na proteína por ele codificada,o que pode provocar alterações metabólicas significativas nas células e originar novas características no individuo portador da mutação.Certas mutações ocorrem por perda ou adição de um ou mais nucleotidios na molécula de DNA. Essa mutações são muito mais drásticas que a substituição de apenas um par de bases nitrogenadas,pois, enquanto essa ultima em geral afeta apenas um aminoácido,a perda ou adição de par de nucleotidios altera todos os aminoácidos da proteína a partir do ponto da mutação.
Recombinação Gênica
Refere-se a mistura dos genes provenientes de indivíduos diferentes que ocorre na reprodução sexuada. Embora a mutação seja a única maneira de surgir uma nova forma gênica na população,é por meio da recombinação gênicaque os genes se organizam em novos arranjos nos indivíduos,sobre