Mussoline e Hitler
Hitler e Mussolini A amizade nefasta
Cássia Candido de Sousa
Turma: 2301
Rio de Janeiro, 2013
Índice
Adolf Hitler e Benito Mussolini
Adolf Hitler nasceu no dia 20 de abril de 1889, na localidade de austríaca de Braunaun Am Inn. Foi filho de um funcionário da alfândega e passou sua infância em Linz. Em 1900, ingressou na Realschule, mas não conseguiu ser aprovado no exame final (1905). Três anos depois, mudou-se para Viena, onde pretendia ser pintor, mas não foi aceito na Academia de Belas Artes. Mesmo tendo fracassado ao ingressar na academia, decidiu ficar vivendo em Viena com grandes dificuldades econômicas. Neste período, adquiriu as idéias nacionalistas e anti-semitas que mais tarde o levariam ao poder.
Em 1913, partiu para Munique (Alemanha), a fim de enganar o serviço militar do seu país. O início da I Guerra Mundial, em 1914, fez com que Hitler resolvesse se alistar voluntariamente no exército alemão. Logo passou a ser cabo e, como fruto de suas feridas em combate, foi condecorado com a Cruz de Ferro.
Em setembro de 1919, Hitler afiliou-se ao Partido Trabalhista Alemão, onde rapidamente ganhou liderança ao conclamar seus correligionários à criação de uma grande Alemanha, à abolição do Tratado de Versalhes e à luta contra os judeus.
Em 1921, fundou o Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores, também chamado de Partido Nazista do qual Hitler passaria rapidamente a ser o chefe absoluto.
Com o apoio do ex-militar Erich Ludendorff, Hitler liderou um golpe de estado conhecido como o putsch (golpe) da cervejaria de Munique. O movimento fracassou e Hitler foi condenado a cinco anos de prisão, dos quais cumpriu somente nove meses de pena. Durante este período escreveu Mein Kampf (Minha luta) livro no qual, entre outros tópicos, apresenta sua visão da