Musicalização na Educação
Curso de pedagogia/ circuito 11
Musicalização na educação
Salvador
Dezembro/2010
Unidade pedagógica salvador- Iguatemi
Curso de pedagogia/ circuito 11
Damares Matos Amaral
Isabel Cristina da Silva
Rita de Cássia Galvão Santos
Neidjane Xavier dos Santos
Resumo
Salvador
Dezembro/2010
A Teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner (1985) baseia-se na psicologia desenvolvimentalista e na neuropsicologia. Ela salienta que o ser humano é capaz de desenvolver diferentes inteligências que funcionam indepedentimente, que estão combinadas em quase todas as atividades razoavelmente sofisticadas. Acredita que a inteligência teria a capacidade de resolver problemas e de criar produtos que sejam valorizadas dentro de um ou mais cenários. O autor afirma que as inteligências apresentadas como verbal e lógico-matemático são de habilidades tradicionais. Por isso escola, professores e família deveriam estimular os diversos tipos de inteligências, aproveitando o que é evidencia no cotidiano das crianças.
Inteligência lingüística
É a habilidades para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Gardner indica que essa habilidade e exibida na maior intensidade pelos portas em crianças está se manifestada relata historias originas ou para relatar experiências diretas por elas.
Inteligência musical
Ela tem habilidade, para compor ou reproduzir e apreciar uma peça musical. Sensibilidade para ritmo textura e timbre, a criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e freqüentemente canta pra si mesmo.
Inteligência lógico-matemático
Embora Gardne diz que o talento cientifico característica de matemático e cientifico no mesmo individuo os motivos que movem as ações dos cientista não são o mesmo. Em quanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato