musica
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos.
Se pararmos para pensar e lembrar com certeza em algum momento de nossa vida, uma música ficou marcada, fazendo nos se sentir felizes, tristes, zangados etc...
A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações. E já fazia parte da educação desde há muito tempo, pois na Grécia antiga, era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.
A linguagem musical faz a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, que promove a interação e a comunicação social.
Por isso é uma das formas mais importantes da expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral.
O conhecimento musical não deve ser mecanizado, como algo pronto e estipulado em nossa rotina e sim um conhecimento construído em diversos momentos e situações, pois a música está presente a todo momento na vida humana.
A música deve ser pensada desde quando os bebes estão dentro do útero materno, nos primeiros anos de vida na aprendizagem e assim por diante.
Ouvir uma música,
Aprender uma canção,
Brincar de roda,
Realizar brinquedos rítmicos,
Jogos de mão etc..
São atividades que despertam interesse que estimulam e desenvolvem diversas habilidades nas crianças
Através da música podemos produzir, apreciar e refletir.
A MÚSICA PODE DESENVOLVER:
a expressão corporal, auditiva, visual e oral diversos movimentos- organizados ou não equilíbrio auto estima integração social autoconhecimento ritmo afetivo motor imaginação expressividade comunicação concentração coordenação atenção memória direção Etc...
A música é uma linguagem acessível para todos, sejam bebes, crianças, adolescentes, adultos, idosos e inclusive para os que apresentam necessidades especiais, comportamentais, de