musica surealista

1735 palavras 7 páginas
Definição
A palavra Surrealismo foi criada em 1917 por Guillaume Apollinaire (1886-1918), ligado ao Cubismo, que significava idéia de algo além do real, através do qual se pretendia expressar, verbalmente, por escrito, ou de outra forma, a verdadeira função do pensamento. O movimento surgiu na França, 1920.
Em 1924, André Breton escreve sobre a necessidade de " resolver a contradição até agora vigente, entre sonho e realidade pela criação de uma realidade absoluta, uma supra-realidade" . A importância do mundo onírico, do irracional e do inconsciente, anunciada já no texto inaugural, se relaciona diretamente ao uso livre que os artistas fazem da obra de Sigmund Freud e da psicanálise, permitindo-lhes explorar nas artes o imaginário e os impulsos ocultos da mente, mostrando a importância do inconsciente na criatividade do ser humano, livre associação e análise dos sonhos. Seus estudos psicanalíticos e as incertezas políticas da época, criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Como vertente crítica de origem francesa, o surrealismo aparece como alternativa ao cubismo, alimentado pela retomada das matrizes românticas francesas e alemãs, do simbolismo, da pintura metafísica italiana - Giorgio de Chirico (1888-1978), e do caráter irreverente do dadaísmo, de onde vieram parte dos surrealistas.
Como o movimento dadaísmo, o surrealismo apresenta-se como crítica cultural mais ampla, que interpela não somente as artes, mas modelos culturais passados e presentes. Na contestação radical de valores que empreende, fazem uso de variados canais de expressão - revistas, manifestos, exposições etc., mobilizando diferentes modalidades artísticas: escultura, literatura, pintura, fotografia, artes gráficas, cinema e músicas.
Música
John Milton Cage (1912-1992) foi um compositor musical experimentalista e escritor norte-americano. Compositor da famosa peça

Relacionados

  • Vanguardas Artisticas
    5522 palavras | 23 páginas
  • A.Pires
    19478 palavras | 78 páginas