Musica Popular Brasileira MPB
Brasileira (MPB)
Podemos dizer que a MPB surgiu ainda no período colonial brasileiro, a partir da mistura de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII, misturou-se em nossa terra, as cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas europeias. Também contribuíram, neste caldeirão musical, os indígenas com seus típicos cantos e sons tribais.
Nos séculos XVIII e XIX, destacavam-se nas cidades, que estavam se desenvolvendo e aumentando demograficamente, dois ritmos musicais que marcaram a história da MPB: o lundu e a modinha. O lundu, de origem africana, possuía um forte caráter sensual e uma batida rítmica dançante. Já a modinha, de origem portuguesa, trazia a melancolia e falava de amor numa batida calma e erudita.
Podemos ver dois instrumento atuarem juntos nestes ritmos que são o cavaquinho e o violão;
Cavaco (Cavaquinho): ele é bem pequeno, com braço e caixa acústica de larguras mais reduzidas. Por isso, o cavaquinho pode ser tocado enquanto você estiver de pé. O cavaquinho, além de “mini”, é econômico, pois só apresenta quatro cordas. Elas são referentes às notas ré grave, sol, si e ré agudo, os acordes feitos no cavaquinho exigem menos dos músculos das mãos por causa da limitação natural do instrumento. o cavaquinho é ótimo para acompanhar outros instrumentos, tal como o próprio violão, principalmente nos chorinhos e sambas, com solos que dão aquele tempero a mais no show.
Violão: ele é o dobro do tamanho do cavaquinho, com braços e caixa acústicas de larguras maiores. O violão para ser tocado em