Musica na educçao infantil
O presente artigo tem por objetivo apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Apresenta algumas sugestões de atividades, baseadas na experiência com a prática da musicalização com crianças e fundamentadas em pesquisa bibliográfica. A música está presente em todas as regiões do globo em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.
Inúmeras pesquisas, desenvolvidas em diferentes épocas, particularmente nas décadas finais do século xx, confirmam que a música exerce grande influência no desenvolvimento da criança. Algumas delas demonstraram que o bebê, ainda no útero materno, desenvolve reações as estímulos sonoros.
Ela facilita o processo de aprendizagem e é também em um instrumento que torna a escola um lugar mais agradável, alegre e receptivo. Proporciona as crianças, uma educação que leva em conta diferentes características culturais do meio em que vive, considerando as experiências vividas por elas. Em sala de aula percebe-se que a música exerce um papel fundamental e necessário para o desenvolvimento cognitivo, lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança. É importante salientar que a música estabelece a harmonia pessoal, facilitando a inclusão social e o equilíbrio psicossomático.
Desenvolvimento
Música na Educação Infantil
A música é um elemento indispensável no jardim de infância e pode ser abordada de várias maneiras. Não se pode considerar apenas seu estudo e suas manifestações acadêmicas. Hoje se conceitua a música como toda a “sinfonia sonora” que nos cerca, agradável ou não. Enquanto o ser humano está vivo, falando e se movimentando está expressando musicalmente e exprimindo suas emoções por sons e ritmos.
Para Bréscia(2003) a musicalização é um processo de construção de conhecimento, que tem como objetivo