Musica Mitose
Karl Ernst von Baer Romanes, G. J. after Haeckel, E. - " Ao longo da história evolutiva dos animais "
Bd. I-II. Königsberg, 1828, 1837
É o estudo do desenvolvimento do ovo, desde a
fecundação até o nascimento.
O desenvolvimento embrionário inicia-se com a fecundação e formação do zigoto, aumento do número de células através da mitose e a diferenciação celular para a formação dos tecidos e órgãos.
TIPOS DE OVOS
Oligolécitos / Alécitos - São ovos que apresentam pouco vitelo distribuído de forma uniforme por todo o citoplasma. São encontrados nos equinodermos, protocordados e mamíferos.
Telolécitos Incompletos / Heterolécitos – São ovos que apresentam uma quantidade média de vitelo distribuída de forma desigual pelo citoplasma. Encontrado nos anfíbios.
Telolécitos completos / Megalécitos – São ovos que apresentam uma grande quantidade de vitelo concentrada no pólo vegetativo. Encontrado nos peixes, répteis e aves.
TIPOS DE SEGMENTAÇÕES
1)HOLOBLÁSTICA (TOTAL):
a) Igual – Quando os blastômeros resultantes da clivagem forem de mesmo tamanho. Ocorre com ovos Oligolécitos. b) Desigual - Se os blastômeros forem de tamanhos diferentes, neste caso, os blastômeros menores são os micrômeros e resulta de divisões ocorridas no pólo animal e os macrômeros são maiores e originadas no pólo vegetativo. Encontrado nos ovos Telolécitos
Incompletos.
2)MEROBLÁSTICA (PARCIAL):
a) Discoidal – Apenas o pólo animal sofre divisões formando os blastômeros. O local onde se encontra o vitelo não se divide. Ocorre nos ovos Telolécitos Completos.
b) Superficial - ocorre na região periférica do ovo. Ocorre nos ovos
Centrolécitos.
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
EMBRIONÁRIO
1.Segmentação: após a Fecundação ocorrem sucessivas mitoses, originando células denominadas de
Blastômeros.
A Segmentação ocorre a partir da Célula Ovo.
a) Mórula: grupo de Blastômeros
Agregados.Lembra uma Amora;
b)Blástula: esfera oca onde a