Musica como forma de comunicação
Para falar desta arte no mundo da publicidade, converso com Leonardo Bracarense que é publicitário, designer e baterista da banda The Hells Kitchen Project.
De quais maneiras uma música pode comunicar com o público?
Principalmente através dos sentimentos, seja para trazer tranquilidade, caos, raiva, nostalgia ou qualquer outro. Uma coisa que eu costumo dizer é que não dá para ouvir apenas um estilo musical . Para cada humor que temos ao longo do dia ou da vida temos também um estilo musical ou uma música específica. Espelhamos nosso humor nas músicas que escutamos ao mesmo tempo em que podemos moldar nossos sentimentos de acordo com as canções que ouvimos.
Uma canção é capaz de definir o público alvo de um comercial?
Acredito que sim. Um método para ajudar a definir o público alvo é a criação de personagens que sintetizem as características e os gostos do universo que uma comunicação quer atingir. E nesse caldeirão de opiniões, trejeitos e gostos entram (ou deveriam entrar) as músicas que podem fazer parte da trilha sonora dessas vidas.
A música é vista por muitos como apenas uma forma de lazer e entretenimento. Na sua opinião, como ela pode contribuir para traçar estratégias?
A contribuição da música para traçar estratégias está ligada na mensagem que queremos passar quando comunicamos algo para alguém. O tom da mensagem e os sentimentos que queremos evocar ali podem surgir mais facilmente se temos uma trilha sonora adequada. No caso da propaganda, ela é vista como algo enfadonho quando é feita de maneira burocrática. Mas quando ela se transforma em entretenimento, trazendo humor ou