MUSEU
LIVIA ORNELLAS DIAZ ANDRÉ
RELATÓRIO DE VISITA - MAM
Projeto de Arquitetura VI
Turno: Manhã
Professor: Sandro Henrique
NITERÓI
2013
No dia 31/08/2013, visitamos junto ao docente Sandro Henrique de Souza e as turmas de Projeto de Arquitetura VI (manhã e noite), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), localizado na cidade do Rio de Janeiro e chegando ao local observamos que o edifício está inserido em uma localização privilegiada no Parque do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont.
Diferente de alguns edifícios que são museus na cidade do Rio de Janeiro, o MAM desde o início foi projetado por Eduardo Reidy para ser um museu, o que representou um marco na Arquitetura Brasileira. A galeria principal mede 130,00 m de comprimento e 26,00 m de largura e o complexo do MAM está dividido em 3 grandes blocos. (Teatro, Área de Exposição e Cinemateca).
Observamos um edifício modernista, que possui 3 pavimentos, sendo 1 (2º pav.) destinado somente à exposições e 1 (3º pav.) destinado a exposições e setores restritos.
O edifício em si não possui uma fachada principal, o que dificulta o visitante a identificar qual é a entrada principal, porém suas fachadas envidraçadas trazem para o interior o paisagismo.
O concreto aparente, as alvenarias de tijolos, o alumínio e os vidros são os materiais predominantes na área externa do edifício e foram utilizados com seus aspectos naturais.
O bloco da galeria de exposição está elevado sobre pilotis, desta maneira mantém grande parte do térreo livre e proporciona aos visitantes uma vasta área coberta que faz a transição entre a cidade e o parque. No pavimento térreo encontra-se a bilheteria, livraria, banheiros, elevadores e uma escada que liga ao 2º pavimento.
No 2º pavimento encontra-se uma ampla galeria de exposição, sem interferência de pilares, conferindo a liberdade na montagem das exposições e nos permitindo vivenciar a exposição como