MUSEU MAES
O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) está sediado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado, que existe há mais de 80 anos. É um projeto do arquiteto tcheco Joseph Pitilick, concluído em 1925. No dia 18 de dezembro de 2008 completou 10 anos de existência. Na ocasião foi feita uma homenagem ao artista que o nomeou Dionísio Del Santo.
Na atualidade, um fenômeno novo já pode ser observado. Os museus estão passando por um processo de democratização, ressignificação e apropriação cultural. Já não se trata apenas de democratizar o acesso a eles, mas sim de democratizá-los, compreendendo-os como tecnologia e ferramenta de trabalho adequada para uma relação nova, criativa e participativa com o passado, o presente e o futuro.
O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) segue essa tendência. Está tecnicamente e fisicamente preparado para receber exposições nacionais e internacionais. Além de proporcionar a visitação das obras de arte, o Maes sempre oferece um "algo a mais". O Museu conversa, troca, oferece, acrescenta, divide. O Maes é um museu vivo.
O Maes possui área expositiva com cinco salas e hall, distribuídos em dois pisos, além de um auditório com capacidade para 40 pessoas. Além de oferecer ao público exposições de arte, o museu possui um setor de Ação Educativa que promove palestras, oficinas e outras atividades em paralelo às exposições apresentadas, além de cursos e seminários nas áreas de Artes Plásticas, Patrimônio Cultural e Museologia. Localizado no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, o Maes já sediou no passado o "Serviços de Melhoramentos", órgão responsável pelo planejamento urbanístico da cidade. Posteriormente acolheu várias instituições públicas estaduais como o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda.
O prédio foi cedido ao Departamento Estadual de Cultura (DEC) em 1987. Atendendo uma