Museu futebol
- 15 salas temáticas que somam mais de 1400 fotografias, 6 horas de vídeo e muita interatividade.
- Em fevereiro de 2009, o Museu do Futebol recebeu o certificado 5 estrelas da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.
* Acesso a todos os andares do edifício por meio de elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção; * Piso podotátil para cegos e pessoas com baixa visão em todo o percurso da exposição de longa duração; * Banheiros para cadeirantes em todos os andares; * Telefone para surdos. *
No âmbito intelectual, oferecemos: * Áudio-guias para estrangeiros (em inglês e espanhol); * Atendimento qualificado ao público, inclusive a pessoas com diferentes tipos de deficiências: cegueira, baixa visão, surdez, motora e intelectual; * Totens informativos em 3 línguas (português, inglês e espanhol) e Braille em todas as salas do Museu; * 23 maquetes táteis para o público cego, com baixa visão e limitação de compreensão de linguagem. * Audio-guia para cegos, ainda em fase de implantação.
em 2010, o Museu do Futebol dá início ao Projeto Deficiente Residente – experiência pioneira desenvolvida pela equipe do Museu – cujo principal objetivo é atuar na área comportamental, incidindo e transformando o próprio atendimento oferecido pela equipe.
O Projeto é idealizado e coordenado pelo Núcleo Educativo, com seus supervisores e educadores, e conta com a assessoria de dois residentes com níveis distintos de deficiência. Durante três meses, são realizados encontros semanais entre educadores e deficientes residentes. Em um primeiro momento, busca-se descobrir e valorizar os pontos em comum entre os dois lados, assegurando maior confiança e intimidade à relação entre educadores e residentes. Depois, juntos, eles compartilham informações e discutem melhorias no contato com o visitante e no