Museu Euclides da Cunha
No dia 08 de setembro de 2010, o projeto “ A escola sai da escola” levou-nos para conhecer a casa de Euclides da Cunha em São José do Rio Pardo, local onde residiu com sua família, durante a reconstrução da Ponte. A casa tem como objetivo divulgar a vida e as obras de Euclides da Cunha.Ela possui quadros que retratam episódios do livro “Os Sertões” escritos por ele. A entrada é decorada pelos quadros que retratam a passagem da guerra, de como forma terríveis as mortes daquela época. Ainda no térreo do prédio, há uma biblioteca onde ficam todos os livros e documentos de Euclides. Possui também um acervo com objetos da época (por exemplo, o tijolo da igreja , pedaços de canhões, rochas e balas que foram usados nas guerras).
Na parte superior do prédio, tem um pequeno museu onde mostra como era a família, e mais detalhadamente as obras de Euclides da Cunha.
Há várias cópias dos livros em várias línguas diferentes. Possui um baú da época.
Havia a sala da semana Euclidiana, que esse ano está na 98ª edição. Nesta mesma sala, havia maquetes dos pontos turísticos da cidade, como por exemplo a ponte metálica, o mausoléu e o escritório dele.
Também na parte superior do prédio haviam modelos das roupas usadas pelas pessoas daquela época.
(roupa usadas pelas pessoas que iam para as guerras, a roupa era feita de couro para se protegerem dos espinhos)
A Ponte Metálica que se encontra na cidade de São José do Rio Pardo fica a alguns metros da casa de Euclides da Cunha. Ela fica perto do Recanto Euclidiano onde tem o mausoléu e uma amostra de como era o escritório de Euclides da Cunha.
Ela foi reconstruída por Euclides. Naquela época passavam cavalos com carroças carregando café, por isso a ponte é tão estreita, sendo