Museu do Trem de Parnaíba-PI
O Museu do Trem de Parnaíba, fica localizado no centro da cidade, à Praça da Estação e guarda relíquias da época gloriosa. Aparelhos telefônicos, capacetes, roupas, sinos, taquígrafos, faróis, relógios de parede e outros objetos são encontrados nas dependências do museu, que fica aberto das 8h às 17h, de segunda a sábado, fechando somente no horário do almoço.
O velho trem que chegava ao entardecer ao centro de Parnaíba, apitando e anunciando que novas criaturas estavam desembarcando na estação local, hoje é somente uma saudade que vive naqueles que tanto amam esta terra simples e hospitaleira. A imponente Maria Fumaça conduzia vagões com pessoas vindas da cidade grande, que ao desembarcarem na estação, davam oportunidade a tantas outras pessoas que viviam da venda de doces, salgados e frutas. A imagem e importância do trem para o povo parnaibano foram transformados em uma enorme saudade, que não se apaga com o tempo. Aquele era um período em que Parnaíba era cheia de vida, mais bonita, bem mais inocente e despreocupada com tanta violência e miséria, retratos tristes dos dias atuais na cidade litorânea.
O tempo passou e o trem paralisou suas atividades, deixando apenas boas recordações. Cercada por paredes que contam histórias, Maria do Carmo Freire de Souza, moradora há mais de 20 anos na Casa da Estação do Floriópolis, diz que quando chegou ao local o trem já tinha parado e as pessoas que trabalhavam na estação já tinham ido embora. "Meu marido trabalhou por mais de 30 anos na estrada de ferro, pregou dormentes e depois, foi trabalhar no restaurante da estação em Parnaíba", diz Maria do Carmo.A estação é parte de um espólio abandonado, de valor cada vez menor. É parte de uma história corroída pelo tempo. Há de tudo ao longo dos trilhos. Estações, galpões, pontos de embarque, tudo foi largado como se não tivesse valor algum, menos a casa-estação de Maria do Carmo, conservada parcialmente como um lar. Francisco das Chagas de