Museu do Olho - Museu Oscar Niemeyer
TEMA: Pesquisa sobre um projeto.
Projeto Escolhido:
MON - Museu Oscar Niemeyer. (Conhecido como museu do Olho Curitiba-Paraná).
Equipe:
FLÁVIO GONÇALVES.
TURMA: 1º MC – Sala 206.
NOME DO PROJETO: MON – MUSEU OSCAR NIEMEYER.
DESCRIÇÃO DO PROJETO: Complexo de dois prédios interligados por rampas e galerias subterrâneas, com:
35.000 m2 de área construída Mais de 17.000 m2 destinados a exposições Estacionamento para 326 veículos e 13 motocicletas
12 Salas de Exposição.
Salão de Eventos: Capacidade 500 pessoas
Auditório: Capacidade 400 pessoas sentadas.
Salas da administração.
Café.
Biblioteca e arquivos dos acervos técnicos.
Loja MON.
OBJETIVO DO PROJETO: O primeiro prédio foi concebido para ser um Instituto de Educação, com o passar do tempo foi transformado em museu, hoje tem a finalidade de exposição de artes, cultura, cursos, eventos, palestras, etc.
CUSTO DO PROJETO: Aproximadamente R$ 50 milhões de reais.
PARTICULARIDADE DO PROJETO: O primeiro prédio denominado Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, concebido para ser uma instituição de ensino (no entanto por questões politicas foi ocupado pela administração pública), teve sua construção iniciada em 1967 pela construtora CESBE S.A., com projeto do próprio Ocar Niemayer, já se destacando pelo tamanho do vão livre com 65m, coisa rara para a época.
Na segunda etapa com a construção do “novo museu” também pela construtora CESBE S.A. e que consumiu 5.226 m³ de concreto fornecido pela Concrebras. “A construção do museu apresentou dois grandes desafios: o técnico, por se tratar de um projeto assinado por Oscar Niemeyer, e o de prazo de construção, que ficou limitado há seis meses, quando o normal seria de doze a quinze meses”, recorda o engenheiro civil que gerenciou a obra, Marco Antônio Stavis.
Segundo Stavis, o Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta tudo o que há de mais sofisticado em arquitetura e construção