Museu da Pessoa
Museu da Pessoa
SÃO PAULO
2014
A Pesquisa
Nossa pesquisa consiste na análise do macroambiente (forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais) do Museu da Pessoa.
O Museu foi Fundado em São Paulo, em 1991. Desde sua criação ele é uma organização da sociedade civil que atua para registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. A partir de metodologias próprias, capta, organiza e edita conteúdos disseminados em publicações, programas de rádio e TV, exposições e no portal.
Logo analisamos quais são os fatores macro ambientais presentes no Museu.
Sociocultural
Todo ser humano, anônimo ou célebre, tem o direito de eternizar e integrar sua história à memória social, essa foi a ideia que deu origem ao Museu da Pessoa, um museu virtual que conecta pessoas e grupos por meio de suas histórias.
O museu é voltado para o público que busca eternizar a sua história, porém o seu público-alvo ainda é restrito. Como um fator sociocultural podemos citar o fato de que as pessoas expõem suas vidas pessoais diariamente, O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil com 71,1%, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada em agosto de 2013. Em segundo lugar ficou o Youtube, com 10,5%, e depois o Twitter, com 1,5%. Logo podemos entender que muitas pessoas não veriam a utilidade que o Museu da Pessoa está disposto a implantar na sociedade.
Econômico
O Museu da pessoa é uma OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público) sem fins lucrativos, que se mantém por meio de programas e projetos realizados em parcerias com a iniciativa privada e do apoio de pessoas, instituições e governos.
O Museu necessita dessas doações para conseguir seguir com seu projeto. Um exemplo de problema econômico que podemos citar seria a própria economia mundial que pode influenciar na