Museu da lingua portuguesa
Local: Estação da Luz – Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa está instalado em três andares no prédio histórico da Estação da Luz.
No primeiro andar podemos encontrar exposições temporárias, porém quando fomos já tinha acabado a exposição do Fernando Pessoa.
No segundo andar ao lado esquerdo tem um telão de 106 metros que mostra vídeos sobre diversos temas, como: futebol, carnaval, cultura, natureza, cotidiano, festas, relações humanas entre outros.
O espaço PALAVRAS CRUZADAS é dedicado as línguas que formaram e influenciaram o português brasileiro. Nessa parte tem oito totens distribuídos da seguinte forma: dois totens com as línguas africanas, dois com as línguas indígenas, um com o espanhol, um com o inglês e o francês, um para a língua dos imigrantes e o ultimo para o português do mundo. O objetivo é transmitir a riqueza cultural da nossa língua e apresentar as origens das variadas palavras da língua portuguesa. E também podemos ver alguns objetos de época relacionados a cada língua.
Na LINHA DO TEMPO podemos conhecer de maneira resumida a história da língua portuguesa no Brasil.
No painel das grandes famílias lingüísticas do mundo podemos observar as evoluções dos idiomas.
O BECO DAS PALAVRAS é um jogo interativo, onde podemos juntar silabas em uma mesa e descobrirmos o seu significado e sua origem através de textos, imagens e sons.
Tem um espaço com claridade que mostra a história as restaurações que ocorreu no museu.
No terceiro andar assistimos o documentário IDIOMATERNO no auditório, narrado por Fernanda Montenegro. Podemos ver alguns músicos recitando trechos de poemas, povos que influenciaram a nossa língua e em quais países o idioma é falado. Depois fomos guiados pelo monitor para a sala “Praça da Língua”, onde são projetados em todo o espaço simultaneamente imagens e sons de textos e poesias clássicas, no final aparecem alguns trechos no chão para que as pessoas possam ler, os mesmos que foram ouvidos na