Museu da lingua portuguesa - linha do tempo
São Paulo
Março de 2013
1500
Brasil: século do XVI ao XIX
Em 1500, teve início outro capitulo da história da língua portuguesa. Dessa vez, no território hoje brasileiro. Quando os portugueses desembarcaram em nossa costa, estima-se que havia aqui cerca de 1.200 povos indígenas, falantes de mais de mil línguas diferentes. Algumas décadas depois, com o processo de colonização, foram trazidos da África para o Brasil numerosos contingentes de negros escravizados. Calcula-se que tenham entrado compulsoriamente no país mais de 4 milhões de indivíduos, originários de diferentes regiões do continente africano, com línguas e culturas também diversas. Povos indígenas e povos negros, ambos marcaram profundamente a cultura do colonizador português que se estabeleceu aqui, dando origem a uma variação da língua portuguesa – mestiça brasileira. De lá para cá, não se pode mais falar de língua portuguesa sem falar do Brasil.
1530
Primeiros contatos
Os primeiros contatos entre índios e portugueses ocorreram com povos de origem tupi que habitavam a costa. De modo geral, no início, esses encontros visavam apenas ao escambo: os portugueses distribuíam facas, machados e outros artefatos e, em troca, os índios enchiam suas caravelas com o pau-brasil. A partir de 1530, Portugal começou a enviar para cá expedições com a missão de povoar e colonizar o Brasil. A primeira vila fundada oficialmente foi São Vicente, no litoral paulista, em 1532. Depois, foi a vez de salvador, na Bahia, em 1549. Essas vilas foram as primeiras portas oficiais de entrada da língua portuguesa, no Brasil. No entanto, os poucos europeus que se estabeleceram aqui nos primeiros tempos acabaram, na maioria, aprimorando a língua do indígena.
1540
As primeiras línguas africanas faladas no Brasil
No século XVI, o comércio de açúcar havia se tornado um negócio muito lucrativo na Europa, e os colonizadores portugueses resolveram introduzi-lo no Brasil.
Depois de muitas