Museu da imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo – SP
Em 1882, foi instalada uma hospedaria para imigrantes no bairro do Bom Retiro...que logo demonstrou-se inadequada as necessidades impostas, dando lugar a Hospedaria dos Imigrantes no Bairro da Luz.
"...foram iniciados no correr de julho do mesmo ano (1886) os trabalhos de construção do alojamento de imigrantes e a 7 de junho próximo passado, isto é no intervalo de 10 ½ meses, já se achavam concluídas as seguintes obras:
- Ala longitudinal do edifício principal medindo a extensão de 75 metros;
- Refeitório e dependências;
- Estação–armazém com latrinas para homens;
- Lavanderia com tanques e latrinas para mulheres.
Entregue a 19 de junho ao serviço da Inspetoria da Imigração a parte edificada pôde já prestar–se a acomodar cerca de 1200 imigrantes." Texto de 1908 diz: "A Hospedaria de Imigrantes da capital de São Paulo, construída e inaugurada sob a presidência do Exmo. Sr. Conde de Parnaíba, Antonio de Queiroz Telles, em execução da Lei nº 56, de 21 de março de 1885, é destinada a receber os imigrantes procedentes do estrangeiro ou de outros Estados da União, que, agenciados em seu país ou viajando espontaneamente, procuram o Estado de São Paulo, a fim de localizarem–se na lavoura, nos núcleos coloniais ou nas indústrias. Começava a funcionar a Hospedaria de Imigrantes e quase três milhões de pessoas passariam por estas dependências nos seus 91 anos de existência.
Instituição pública localizada na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, onde se concentra grande quantidade de documentação sobre a imigração para o Brasil na passagem do século XIX para o XX. Durante vários anos o museu teve a denominação Memorial do Imigrante.
A Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo, em 1910.
- Museu da Imigração é um dos mais importantes pontos turísticos e culturais de São Paulo
Bonde do Memorial. Hoje em Santos, o