museu cata
Na parte da vida, conhecemos mais sobre os Biomas brasileiros: Amazonia, Cerrado, Mata atlântica, manguezal, pantanal, e pampa. Estes biomas estão sofrendo ameaças, com, por exemplo, queimadas e desmatamento, que são muito prejudiciais para a vida na Terra. Também vimos um pouco sobre células procariontes e eucariontes, no qual, se desenvolveram a partir das células procariontes. Vimos os 5 reinos que classificam todos os seres vivos. São os seguintes:
REINO MONERA: bactérias e algas azuis;
REINO PROTISTA: protozoários e algas protistas;
REINO FUNGI: fungos;
REINO PLANTAE (VEGETAL): são as plantas com sementes e sem flores (fanerógamas) e sem sementes e sem flores (criptógamas);
REINO ANIMALIA (ANIMAL): dividem-se em seres vertebrados e invertebrados
Exemplo de invertebrados: esponja d'água, minhocas, siri, camarão, lesmas, lulas, polvos, entre outros;
Exemplo de vertebrados: tubarão, sapos, pinguim, homem, cachorro, gato, golfinho, entre outros.
Na parte dos insetos vimos as borboletas, que têm um papel importante nos ecossistemas Borboletas contribuem para a restauração de um ecossistema, pois fornecem uma fonte de alimento e a atividade de polinização. Um aumento na população de borboletas pode indicar uma ampliação na diversidade de plantas e outros grupos polinizadores nas áreas restauradas. Borboletas são extremamente sensíveis às mudanças climáticas, como a poluição ou perda do habitat, o que faz com que elas sejam mais responsivas que pássaros, plantas e outras espécies com ciclos de vida maiores. Portanto, a abundância de borboletas indica, geralmente, que o ecossistema está saudável.
Na parte dos oceanos observamos conchas, e aprendemos como é a formação de uma pérola. Haviam vários aquários com uma grande diversidade de peixes, alguns venenosos e outros não.
Vimos o desenvolvimento de um feto