Museologia e Educação
ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE MUSEOLOGIA
DISCIPLINA: VIVÊNCIA PROFISSIONAL “B”
PROFESSORA: LETÍCIA JULIÃO
NAS TRILHAS ECOLÓGICAS, NO CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE: AÇÃO EDUCATIVA NO CRCH-MHNJB-UFMG
Aluno: Cesar Eugenio Macedo de Almeida Martins
Belo Horizonte – MG
Junho de 2014
Museu é um estabelecimento de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de conservar, estudar, valorizar de diversas maneiras o conjunto de elementos de valor cultural: coleções de objetos artísticos, históricos, científicos e técnicos, jardins botânicos, zoológicos e aquários. (Comitê Internacional de Museus – ICON, 1956).
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire.
INTRODUÇÃO: O presente trabalho é resultado da Vivencia Profissional “B”, quando reunimos as informações colhidas pelo diagnóstico feito (Vivência Profissional “A”) e realizamos uma proposta de ação, no caso, uma ação educativa. A instituição escolhida foi o Centro de Referência de Cartografia Histórica da UFMG, situado no Museu de História Natural Jardim Botânico da UFMG. O CRCH é composto por um acervo cartográfico e outros objetos correlacionados com o tema, e sua ação educativa, como avaliamos, é desenvolvido partindo desses assuntos relacionados à cartografia. O trabalho feito durante dois semestres permitiu entendermos um pouco mais uma instituição museal, bem como as atividades educativas desenvolvidas. Partindo do diagnóstico e tentando ampliar as possibilidades de ação educativa, nosso trabalho se pauta pela tentativa de novas abordagens educacionais, levando em consideração os seguintes assuntos: sustentabilidade, educação ambiental e ecologia. Portanto, para além de uma ação voltada para aspectos cartográficos ou