museologa
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança.
Traduzido por Maria da Conceição F. de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2007
Em O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança, o autor aborda, baseando-se em uma história fictícia, elementos estratégicos de liderança e os correlaciona com elementos organizacionais, bem como trata da importância do “ bom relacionamento” entre o líder e aqueles que lidera. O livro é dividido em sete capítulos que narram como a vida do personagem Jonh Daily modificará a partir das coincidências a cerca do nome Simeão, coincidências essas presentes em sua vida desde a infância, além de fatos novos em sua rotina e relacionamentos tanto no âmbito familiar quanto no profissional. Cada capítulo percorre o caminho necessário para se estabelecer uma adequada relação de Liderança.
Jonh Daily é um homem bem sucedido em uma grande indústria de vidros onde ocupa o cargo de gerente-geral, pai de dois filhos e casado a 18 anos; embora sua vida parecesse equilibrada de repente ele percebeu que sua família estava se desestruturando. Os negócios não estavam indo bem, o relacionamento com os filhos e com a esposa também não. John estava fracassando como chefe, marido e pai.Seguindo o conselho do Pastor da Igreja que freqüentava segue para um mosteiro beneditino para um retiro. Um dos frades desse mosteiro era Leornad Hoffman, um ex-executivo bem-sucedido dos Estados Unidos que após o falecimento da esposa torna-se Monge e passa a chamar-se Simeão; a presença dele no retiro é a verdadeira motivação para a ida de Jonh Daily ao mosteiro. Esse personagem fica responsável por ministrar para Jonh Daily e outras cinco pessoas.
As definições
“É importante você tratar os outros seres humanos exatamente como você gostaria que o tratassem”
No capítulo “As definições”, nos deparamos com um estudo acerca do que significam autoridade e poder, baseando-nos no conceito de