Musculos
O objetivo da elaboração deste trabalho é transmitir informações precisas sobre o Tecido Muscular, a sua importância, função e organização; com intuito de ampliar o conhecimento sobre o referente assunto.
Com a instrução da professora Leila Costa, desenvolvemos este trabalho, descrevendo e ilustrando o tecido muscular, que possui três tipos distintos de organização e fundamento, classificando-se em: estriados esquelético, estriado cardíaco e lisos; cada um com seus componentes descrito do texto.
tecido muscular
Os músculos são responsáveis por cerca de metade da massa corporal de uma pessoa saudável. A locomoção e a movimentação de partes do corpo, a circulação do sangue nos vasos sanguíneos, o deslocamento do alimento no tubo digestório, a eliminação de saliva pelas glândulas salivares, a eliminação de urina, entre outros; são apenas alguns exemplos de ações que dependem da atividade muscular. Os músculos podem ser comparados a “motores” que transformam a energia dos nutrientes em força, permitindo a movimentação do corpo.
Os músculos são órgãos constituídos basicamente por tecido muscular que é composto por células especializadas cuja função é a contração. Estas células são também chamadas de fibras musculares (células alongadas e ricas em filamentos contráteis) e são encontradas agrupadas em massas macroscópicas (músculos).
Os músculos são estruturas que se fixam pelas extremidades e, pela sua contração, movem segmentos do corpo que encurtam a distancia entre estas extremidades. São consideradas as estruturas ativas do aparelho locomotor, enquanto os ossos são as passivas.
As células musculares têm origem mesodérmica, e sua diferenciação ocorre pela síntese de proteínas filamentosas, ao mesmo tempo em que ocorre o alongamento das células (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2004). No corpo humano há três tipos de tecido muscular: estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado (ou liso).
Apesar de todas as células serem capazes de algum