musculos e nutrientes importantes
DANELLI, Monika; DIAS, Edivaldo V.; GRABOWSKI, Bruna da S.; LEPECO, Roberta N.; SILVA, Larissa; TAVARES, Julio C; SCHEMMER, Artur A.
1º Ano Licenciatura Matutino- Departamento de Educação Física
Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE
INTRODUÇÃO
Com relação à função dos nutrientes, alguns aspectos devem ser conhecidos pela sua importância no desenvolvimento e manutenção da massa muscular. As proteínas ingeridas são quebradas em seus aminoácidos constituintes no processo digestivo e esses aminoácidos serão utilizados na síntese das proteínas das miofibrilas dos músculos, que é o processo básico de aumento da massa muscular. Cerca de 20 % do peso do músculo é dado pelas suas proteínas. As principais fontes proteicas são carnes, ovos, leite, queijo e as misturas de leguminosas com cereais, como é o caso do arroz com feijão. As carnes vermelhas são mais nutritivas do que as carnes brancas, com relação a micronutrientes. Os suplementos com proteínas em pó concentradas ou aminoácidos com formulação completa devem ser considerados fontes de proteínas, e podem ser utilizados nas refeições em que os alimentos proteicos não estejam presentes em quantidades adequadas.
MÚSCULOS E SUA RELAÇÃO COM OS NUTRIENTES
Os músculos necessitam de muitos nutrientes, mas o principal deles é a proteína que é encontrada em alguns alimentos. Porém, existem outros fatores que colaboram no desenvolvimento e manutenção dos músculos: ácidos graxos, fibras, carboidratos, vitaminas e aminoácidos.
Estes são compostos de proteínas musculares contráteis e de reserva de glicogênio, podendo ser observado a maneira adequada de ingerir carboidratos, proteínas e de como estar controlando suas funções e as utilizando da melhor maneira possível em nosso corpo, mas lembrando que para um bom funcionamento muscular deve-se ingerir as vitaminas e minerais que são os cofatores enzimáticos para trabalhar os carboidratos e proteínas na função de