musculos e articulaçoes
As dores musculares e articulares são muito frequentes e geralmente estão associadas à tensão, ao stress ou a esforços musculares excessivos e a traumatismos decorrentes de atividades desportivas. Nestes casos, as dores manifestam-se logo depois dos exercícios, ou passadas algumas horas, envolvendo músculos específicos e podendo atingir ainda ligamentos e tendões.
As pessoas com excesso de peso são mais susceptíveis de desenvolverem este tipo de problema. Deste modo, é essencial manter um estilo de vida saudável que permita o controle do peso, através de uma alimentação adequada e da prática regular de exercício físico.
Importante para evitar as dores musculares e articulares é realizar um bom aquecimento, com exercícios de alongamento, antes e depois da prática desportiva. A ingestão de líquidos é outro aspecto fundamental.
Quando as dores sejam acompanhadas de dormência, inchaço e de outros sintomas anormais é pertinente consultar um médico, pois poderá estar em causa um problema mais grave, como por exemplo: uma lesão nos ligamentos.
Causas das dores musculares e nas articulações As dores musculares e articulares mais comuns estão relacionadas com a prática de exercício físico, resultando, designadamente, de entorses ou de outro tipo de lesão dos músculos.
O ciclo menstrual é uma das causas mais frequentes deste tipo de problema nas mulheres. A menopausa também agudiza o aparecimento de dores musculares e articulares.
A artrite reumatoide é uma causa habitual de disfunções musculares e articulares. Esta doença crónica, de causa desconhecida, caracteriza-se pela inflamação relevante das articulações, com inchaço proeminente, causando grande desconforto e exercendo um papel incapacitante no doente.
Doenças infecciosas como a gripe ou patologias como o lúpus e a fibromialgia também propiciam o aparecimento destas dores, bem como as inflamações localizadas e o hipertireoidismo.
Doenças