musculoesqueletico
Técnico de Enfermagem
Módulo III
Anatomia e Fisiologia do Sistema Músculo Esquelético
Osteomalácia
Osteossarcoma
Artrite Reumatóide
Osteoclasto:
Osteoblasto
Betim
Março/
INDICE
INTRODUÇÃO
SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO
O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal.
O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há cerca de 640 músculos em nosso corpo, com uma grande variedade de tamanhos e formas. Eles estão situados por baixo da pele .Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco. Liso: (tubo digestivo, parede de artérias e veias, bexiga e outros)
Estriados: (cardíaco – coração(involuntário), Esquelético (voluntário).
Músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central.É um músculo voluntário. Podemos conscientemente controlar sua contração. É isso que fazemos quando, por exemplo, decidimos dobrar ou esticar o braço.
Tanto o músculo não estriado quanto o estriado cardíaco são músculos involuntários. Isso significa que não podemos controlar sua contração: ela ocorre sempre independentemente de nossa vontade.
COMO OS MÚSCULOS FUNCIONAM
Os ossos funcionam como alavancas que facilitam os movimentos do corpo. No caso do braço, por exemplo, o úmero serve de ponto de apoio para os ossos do antebraço, enquanto determinados músculos exercem uma força que levanta um peso nas mãos.
Muitos