musculo
Anatomia: O músculo masseter pertence ao grupo dos músculos da mastigação junto com o temporal e pterigóideo medial atuando como elevadores da mandíbula e o pterigóideo lateral atuando como protrusor da mandíbula.
É um potente músculo, espesso, de forma aproximadamente retangular, totalmente recoberto pela fáscia massetérica, que o contém e o protege. A fascia insere-se no arco zigomatico e nas bordas do ramo da mandíbula. O músculo masseter por se estender, do arco zigomatico ao ramo da mandíbula cobre quase todo o ramo, com exceção do seu processo condilar. Apresenta dois feixes: um feixe superficial e um feixe profundo, que se estendem do osso e arco zigomático até o ramo da mandíbula. Apresentam numerosas fibras musculares que lhe conferem grande potencia.
Origem e Inserção : Feixe Supeficial- muito maior tem origem na margem inferior do osso zigomatico estendendo-se atrás ate a metade do arco zigomatico (sutura zigomatico temporal).Suas fibras dirigem obliquamente de cima para baixo e para trás inserindo-se nas tuberosidades massetericas da face lateral do ramo da mandíbula.
Feixe Profundo- menor, tem origem da margem inferior e na face medial da metade do arco zigomatico, prolonga-se atrás do limite da eminência articular. Suas fibras se dirigem para baixo e para frente, separadas inicialmente da parte superficial por um pequeno espaço, mas depois totalmente coberto por aquela. Insere-se na face lateral do ramo da mandíbula, um pouco mais superiormente ao feixe superficial.
Inervação: nervo masseterico, ramo do mandibular (trigemio)
Vascularização: Dos ramos da artéria maxilar é emetida a artéria massetérica atingindo o masseter pela sua face medial após ultrapassar a incisura da mandibula.
A drenagem é feita com as veias dos músculos da mastigação no plexo peterigoideo( depois drenada na veia maxilar).
Função: O masseter é um potente músculo elevador da mandíbula.Ao se fechar a boca, ele exerce pressão sobre os dentes,