Musculo
Responsáveis por sustentar e promover a movimentação do corpo e órgãos, os músculos do corpo são conjuntos de fibras e representam 40% da massa corporal de um homem.
No dia-a-dia é necessário que se tenha um condição de manutenção muscular para que tarefas sejam realizadas com mais eficiência, pois músculos pouco exercitados são flácidos, fracos e menos elásticos.
Uma boa condição muscular reverte a situação acima descrita, reduz o risco de lesões, mantém a boa postura e reduz dores nas costas, as recomendações são pelo menos algum tipo de exercício diário (caminhada, alongamento) para evitar a atrofia dos músculos.
Flexibilidade:
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento são exemplos: joelhos, cotovelos, ombros e punhos.
A flexibilidade é especifica e difere de pessoa para pessoa e também no tipo de ação, já que se o indivíduo tem uma boa abertura frontal não significa que terá uma boa abertura lateral mesmo as duas se situando no quadril.
Atividades como Yoga e exercícios regulares desenvolvem a flexibilidade, melhorando a postura e o equilíbrio, o fator psicológico influencia muito já que é preciso ter força de vontade.
Postura e mecânica dos movimentos:
A boa postura é aquela condição em que o alinhamento corporal proporciona boa eficiência mecânica, pouco stress às diversas partes corporais (coluna vertebral, joelhos, quadris, pés) e aparência esteticamente agradável. Existem algumas condições fundamentais para o desenvolvimento postural e eficiência nos movimentos:
• Cada grupo muscular deve ter suficiente nível de força para executar suas funções diárias;
• Cada músculo deve ter suficiente relaxamento para executar as suas funções com facilidade;
• As partes corporais devem apresentar uma flexibilidade que possibilite amplos movimentos;
• A percepção de equilíbrio deve ser bem desenvolvida;
• Uma boa postura deve ser mantida