Musculação
Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária
PHD 2537 – Água em Ambientes Urbanos
Gestão Ambiental e Saneamento – Conflitos com a Urbanização
Professores:
Profº. Kamel Zahed Filho
Profº. Luís Antônio Villaça de Garcia
Profª. Mônica Ferreira do Amaral Porto
Profº. Rubem La Laina Porto
Grupo:
Je Seok Yon
Marcelo Oliveira Homa
Pedro Palma Neto
3728230
2244458
2984030
Junho – 2006
1. Saneamento Básico
Saneamento é o conjunto de medidas, visando a preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde.
Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta categoria. Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.
Normalmente qualquer atividade de saneamento tem os seguintes objetivos: controle e prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, melhorar a produtividade econômica.
do
indivíduo
e
facilitar
a
atividade
Abastecimento de água
A água própria para o consumo humano chama-se água potável. Para ser considerada como tal ela deve obedecer a padrões de potabilidade. Se ela tem substâncias que modificam estes padrões ela é considerada poluída. As substâncias que indicam poluição por matéria orgânica são: compostos nitrogenados, oxigênio consumido e cloretos.
Para o abastecimento de água, a melhor saída é a solução coletiva, excetuando-se comunidades rurais muito afastadas. As partes do Sistema Público de Água são: manancial, captação, adução, tratamento, reservação, reservatório de montante ou de jusante e distribuição.
A água necessita de tratamento para se adequar ao consumo. Mas todos os métodos têm suas limitações, por isso não é possível tratar água de esgoto para torná-la potável.
Sistema de Esgotos