Musculação para crianças e adolescentes
Porém ainda encontramos conflito de informações entre pais, médicos e professores quando discutimos sobre qual melhor esporte para uma criança ou adolescente praticar a fim de estimular o crescimento e desenvolvimento.
Este estudo desenvolveu um questionário para entender o pensamento da população em relação à musculação e discutir com as literaturas cientificas já escritas. muitas pessoas ainda ligam a questão “treinamento com pesos” com Culturismo, principalmente no Brasil, o que as faz pensar que a Musculação é sempre um treinamento com pesos exacerbados a fim de buscar a performance. E assim como muitos esportes, existem pessoas que praticam buscando ser atleta profissional e outras que praticam apenas a fim de melhorar a saúde mental e física.
Esta falta de informação mantém os mitos sobre a prática dos exercícios físicos sempre a tona quando falamos sobre o crescimento e desenvolvimento.
Lembramos que ao se tratar de performance, existe uma seleção natural que filtram os praticantes pelo biótipo, o que pode parecer, por exemplo, que atletas de ginástica artísticas não crescem e atletas de basquete crescem mais.
Para ilustrar a diferença quando falamos de musculação estamos nos referindo a contrações musculares repetitivas com sobrecargas progressivas em nível submáximo, no caso dos profissionais que treinam para competição as mesmas contrações atingem sempre cargas máximas. Apenas adolescentes que já tenham atingido o estágio 5 de Tanner deveriam utilizar treinamento com cargas máximas. Existem algumas literaturas que foram desenvolvidas para ajudar os Professores e treinadores a nortear os treinamentos para crianças e adolescentes.
Das pessoas que optaram por não responder uma idade específica no questionário 99% disseram que não existe uma idade ideal, e que o treinamento deve