Muro de arrimo
Empuxo da Terra
Entende-se por empuxo de terra a ação produzida pelo maciço terrososobre as obras com ele em contato.
A determinação de seu valor é fundamental na analise e projeto de obras como muro de arrimo, construção de subsolos, encontro de pontes etc.
Nessas condições a pressão sobre o plano será horizontal tal, crescerá linearmente com a profundidade.
Empuxo em repouso (ER)
O empuxo sobre estruturas , que por sua natureza essencialmente rígida não possam ou não sofrem deslocamento apreciáveis , serão calculado utilizando K0.
Denomina-se Pressão no repouso e K0 coeficiente de empuxo no repouso e éencontrado experimentalmente por :
Onde: é o parâmetro relativo à tensão efetiva.
Empuxo passivo (EP)
Empuxo passivo é considerado o empuxo da parede,ocorre a parede avança contra o terrapleno (maciço que é suportado). Onde admitindo um deslocamento da parede AB de seu estado primitivo, em conseqüência é o terrapleno se deforma e aparecem então tensões de cisalhamento, as quais conduzem a uma diminuição do empuxo sobre a parede.
Empuxo ativo (Ea)
O empuxo ativo é considerado o empuxo da terra que atua sobre um suporte, porém cede uma certa quantidade que depende de suas características estruturais. Neste caso a parede AB desloca-se de encontro ao terrapleno, também produzindo tensões de cisalhamento no solo, as quais fazem aumentar o empuxo sobre a parede. Quanto maio o , maior o empuxo.
As pressões correspondem a pressão ativa e pressão passiva, assim como K corresponde ao Ka e ao Kp.
Exemplos
Exemplos:
Empuxo em repouso (ER) - parede de um subsolo de um edifício.
Empuxo passivo (EP)–empuxo contra o apoio de uma ponte em arco.
Empuxo ativo (Ea)–empuxo sobre um muro de arrimo.
Observando que a mobilização progressiva da resistência ao cisalhamento ao longo de uma curva de ruptura é que permite a redução e o crescimento do valor do empuxo. A partir de um certo valor de , o empuxo não cresce