Muro da lamentações
A construção era uma vontade do rei Davi para guardar a Arca da Aliança que permanecia em um tabernáculo ou tenda desde a época de Moisés.
O Senhor não permitiu a Davi a obra de Sua Casa por ele ter derramado muito sangue em guerras, pois desejava que o Santo Templo fosse construído em uma atmosfera de paz. Davi foi avisado que após a sua morte o Senhor levantaria alguém de sua descendência para esta tarefa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
(2 Samuel 7:12-13) A construção só foi permitida a Salomão, filho de Davi, quando este homem que era pacífico se tornou rei, no século X a.C. . Os trabalhos iniciaram no quarto ano de seu reinado seguindo os planos de seu pai. Davi já havia guardado muitos tesouros para bancar a edificação, contudo, Salomão não chegou a utilizar tudo e o restante ficou depositado como Tesouro do Templo.
Bem sabes tu que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do SENHOR seu Deus, por causa da guerra com que o cercaram, até que o SENHOR pôs seus inimigos debaixo das plantas dos seus pés.
Porém agora o SENHOR meu Deus me tem dado descanso de todos os lados; adversário não há, nem algum mau encontro.
E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus, como falou o SENHOR a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome. (I Reis 5: 3-5)
Mapa do Templo de Salomão
A construção durou sete anos e foi um período muito próspero para os