Município de Três Rios
É uma cidade de grande importância econômica na região, pois se localiza em um importante entrocamento rodoviário, facilitando assim o escoamento da produção do município e região para todo o país.
Por ter todas estas características, o município vive um inchaço urbano.
Por conta dos altos preços vividos nas regiões mais próximas do centro da cidade, existe uma ocupação desordenada das margens do Rio Paraíba do Sul, que podem acarretar em desastres naturais por conta das cheias do mesmo.
Para sanar os possíveis problemas, o seguinte relatório vem apresentar medidas mitigadoras para os possíveis problemas de enchentes que podem ocorrer nas áreas de ocupação irregular do município, mais especificamente na área demarcada (1).
A solução viável para a ocupação desordenada das margens do Rio vem a ser a desocupação das casas irregulares, com realocação das famílias para bairros próximos (Nova Três Rios), onde teriam melhores condições de moradia. Para tal, deve-se primeiramente cadastrar as famílias em um programa de aluguel social imediato, para que tenham condições de se manter na cidade até suas novas residências estarem prontas.
Após o cadastramento e implementação do aluguel social haverá a retirada das residências das margens dos rios, e o resíduo gerado da demolição deverá ter descarte ambientalmente adequado.
Após todas as etapas do processo de desocupação das margens, deverá haver a recuperação das matas ciliares do local, que contribuirão com a proteção do solo exposto e o não assoreamento do rio.