Munford
QUESTIONÁRIO - HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DO PAISAGISMO I
Rio Branco
2014
QUESTIONÁRIO
1. Segundo Munford como o palácio influenciou a vida da cidade?
A corte barroca teve direta influência sobre a cidade em que quase todos os aspectos da vida: é mesmo a mãe de muitas novas instituições que a democracia contrário fidalguia feudal tornou-se mais urbana, depois de muitas idas e vindas, o ideal democrático seria maciamente pervertido sob o capitalismo, num esforço para popularizar a imagem da vida galante como a desejável consumação da existência humana e a retribuição final do “sucesso”: sufocante luxúria, exagerado dispêndio, extravagante desperdício, insensato gosto pelas novidades e sensações, tudo isso organizado num carnaval de trivialidades, com o único objeto de manter em funcionamento uma economia em expansão.
2. Quais foram às mudanças que ocorreram no quarto de dormir e na sala?
A alteração na constituição da estrutura doméstica manifestou de várias maneiras. Primeiro, pelo gradual divórcio entre a casa – desde então transformada em lugar para comer, para receber e, de um modo secundário, para criar filhos – e o local de trabalho. Com o resultado de a casa doméstica transformar-se exclusivamente em organização de consumo, a dona de casa perdeu contato que tinha com os domésticos ou em especialista em assuntos sexuais, algo de escrava, um pouco de cortesã, ou, mais frequentemente talvez, num pouco das duas coisas.
3. Como era a cidade barroca em termos de higiene? Por que ela era considerada insalubre?
Era precária, pois as pessoas da época não ligavam muito para a higiene e saneamento básico, em relação à falta de higiene pessoal, muito se dar por ser uma região fria e também por não ter água nas torneiras das casas e em abundância. Já em relação à higiene das ruas ou saneamento básico, muito se da pela falta de conhecimento do assunto