MuNEAN
UMA HOMENAGEM AO DOM DE CUIDAR
O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery- MuNEAN é uma instituição privada, sem fins lucrativos, de caráter histórico científico, inaugurado em 20 de maio de 2010 pelo Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, e os Conselhos Regionais de Enfermagem,CORENS, com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem –ABEN.
Um museu que já nasceu para romper barreiras nasce também sedo o Primeiro Museu Nacional inaugurado na Bahia, o primeiro museu nacional inaugurado depois de mais de 60 anos sem inaugurarmos museus desse porte no país, o primeiro a trazer o aporte tecnológico para a expografia no Norte-nordeste, e também o primeiro do Mundo dedicado exclusivamente à história da Enfermagem.
Sabermos da existência do memorial da Florence Nightingale na Inglaterra e de memoriais para outros cuidadores, que fizeram parte da história da profissão. Mas sobre a História da Enfermagem e suas nuances o MuNEAN é o primeiro.
O MuNEAN apresenta como temática principal a história do Cuidar desde os primórdios até a atualidade, ressaltando as contribuições das etnias indígena, europeia e africana. A exposição, idealizada com recursos multimídia interativos, permite que o visitante seja levando a vivenciar experiências individuais e coletivas onde razão emoção se misturam durante a visitação.
Deste modo, o público experimenta uma nova forma de entender a história do cuidar, construída por personagens, ações e crenças em diferentes momentos da história, por meio de mediação cultural nas salas de exposição.
Na sala de exposição conhecida como Sala Multiuso, acontecem as exposições de curta duração e eventos como os cursos do projeto Diálogos com Saúde, Eventos do COFEN, COREN BA, ABEn BA, assim como eventos externos desde que comunicado previamente a direção do MuNEAN.
Na sala de exposição1 temos na expografia painéis que contam a história do Cuidar, onde é traçado um panorama geral sobre como o cuidar