Mundo
Exercício de Avaliação – Profa. Luciana
Nome: Saulo Bozzini Breda R.A : 19588-3_________________________________
Temperatura Máxima dos Processadores
Assim como todos os componentes eletrônicos, o processador produz calor durante o seu funcionamento. O excesso de calor é prejudicial e pode chegar a queimar o processador ou fazê-lo funcionar de maneira instável.
Os processadores esquentam devido ao efeito Joule, que é o processo de transformação de energia elétrica em calor. Dentro do processador existem vários fios (condutores) responsáveis pelas ligações internas. O efeito Joule surge em razão dos choques dos elétrons contra a rede de íons do condutor. Isso se manifesta no condutor como aumento de temperatura.
O calor gerado por um dispositivo eletrônico precisa ser rapidamente removido, caso contrário produzirá um aumento de temperatura. Se o calor não for removido a temperatura do dispositivo pode aumentar cada vez mais, até um ponto que ela é tão alta que danifica os circuitos internos do processador, o que obviamente não é desejável.
A temperatura máxima admissível pelo processador está normalmente estampada no próprio corpo do processador, de forma codificada. No Data Book do processador (documento que pode ser baixado no site do fabricante do processador) há uma parte dedicada a explicar o código estampado sobre o invólucro do processador, que inclui a sua temperatura máxima admissível.
É lógico que essa é a temperatura máxima admissível, isto é, que o processador pode trabalhar sem queimar. Quanto menor a temperatura em que o seu processador funcionar, melhor. Coolers de melhor qualidade e o uso adequado de pasta térmica farão com que o seu processador trabalhe a uma temperatura bem abaixo da máxima admissível.
Efeitos da Temperatura sobre o Processador
Quando um processador trabalha a uma temperatura acima da máxima admissível pelo fabricante, os seguintes problemas podem ocorrer:
Redução da