Mundo pós moderno
MUNDO PÓS-MODERNO
José Arbex
Cláudio Júlio Tognoli
Trabalho apresentado à Disciplina de Filosofia
1o. período do Curso de Direito
Juliana Jussara da Silva
Belo Horizonte 2012
Mundo Pós-Moderno
1.Tese: Os autores tem como objetivo estimular o pensamento crítico sobre a nova realidade gerada por uma era de novas tecnologias, sobrepondo às ideologias gerando uma tendência ao isolamento e acreditando que a ciência, a tecnologia podem solucionar todos os mistérios do universo.
2. Resumo:
Cap. I - Modos e Modas do Nosso Tempo
Nos anos 60 a moda era guiada por uma ideologia, a maneira com que a pessoa se vestia expressava suas ideias. Os Estados Unidos, tornou-se uma Potência Internacional e seu modelo passou a ser desejado no resto do mundo uma grande demanda pelos bens de consumo. Com industrialização a moda é reinventada, sai os modelos conservadores e entram os modelo mais práticos, que dão maior liberdade às mulheres. A minissaia chega como um grito de liberdade contra uma sociedade machista e hipócrita. Grupos de rock surgem com sua irreverência influenciando os jovens. A rebeldia passa a ser moda. O sexo torna-se banalizado, o que antes era proibido passa a ser vulgarizado.
Tudo se torna relativo, depende do olhar que lhe é empregado.
Cap. II - Quando o Vídeo Game captura a vida
Uma combinação de tecnologia, velocidade e fantasia leva um número cada vez maior de jovens e adultos a se dedicar ao vídeo game. Porém existem várias questões que surgem com esse uso indiscriminado. Estudiosos se preocupam com isolamento, individualismo, agressividade e até mesmo problemas de saúde que podem surgir pelo "vício" do vídeo game. Existe também uma grande preocupação com a capacidade de separar a realidade da fantasia. Há uma corrente positiva que acredita que os vídeos games podem ajudar na educação através do estímulo do raciocínio. Mas até que ponto estas tecnologias são benéficas ou maléficas ainda