mundo pos-moderno
O livro “Mundo pós-moderno” de José Arbex e Cláudio Júlio Tognoli discute o relativismo dos conceitos políticos, culturais, sociais, éticos, estéticos como característica marcante da era pós-moderna, em que não se admite uma verdade absoluta. Com um olhar crítico os autores propõem uma reflexão sobre as diversas máximas do mundo contemporâneo.
Resumo dos capítulos:
Capitulo 1= nos anos 60 e começo dos 70, era possível identificar a personalidade das pessoas pelo corte de cabelo, pela maneira de vestir que expressava o que ela aparentemente pensava sobre o mundo. Com o inicio do século XX, em que houve uma grande mudança no modo de vida das pessoas, pode-se pensar em uma economia globalizada. A tecnologia passa a ser uma prioridade, os trens, os automóveis, os bondes e pequenos aviões passam a ter lugar na vida das pessoas. É trabalhado também o fato da bomba atômica, a música( The Beatles) que ampliou os conceitos e ditou uma nova concepção cultural(sexo, drogas e rock’n roll).
Capitulo 2= os autores mostram como o Vídeo Game pode combinar tecnologia, realidade e fantasia. Tratam também, de duas perspectivas, a primeira é dos otimistas, esses acreditam que as novas tecnologias darão impulso à educação. Em contraste os pessimistas que argumentam sobre inúmeros problemas, um deles é confusão dos jogadores com mundo real e o mundo da fantasia. Assim como a televisão e as tecnologias de realidade virtual, o Vídeo Game utilizado de maneira exagerada pode estimular o individualismo e causar danos à saúde, especialmente às crianças. Jogos violentos e alguns nazistas são transmitidos a população mundial através do Cyberspace e influenciam profundamente o modo de vida de toda a sociedade.Para os autores, a solução pode estar na busca de um equilíbrio de vida, que permita o acesso às tecnologias sem que se perca o convívio social.
Capitulo 3= as razões de descrença política, que se devem por consequência, as formas políticas que não impediram tantas