Mundo meu
João grilo e a donzela Teodora
[o cordel em 63 estrofes]
João foi acusado de “ “ contra Teodora, porem como foi constatado que a acusação não procede, visto que, o acordo firmado entre ambos( João e Teodora ) foi proposto pela a suposta vitima, como podemos consta nos altos ( cordel – O encontro de João Grilo com a Donzela Teodora), estrofe 16. Teodora após perceber que João Grilo o famoso espertalhão que até do Rei havia ganho, estava presente no bar em que ela tomava um suco de cereja, não se contendo faz o acordo.
Teodora se achava muito inteligente por também ter respondido as perguntas de um rei e por vencer tosos os testes que fazia. Diante da oportunidade e por não aceitar concorrência a mesma, propõe a João um duelo, onde ambos apostariam qual deles teria mais força em ciência popular, e lhe disse que apostaria qualquer coisa e lhe explica as regras.
Só então, foi que João se manifestou aceitando o duelo, João não agiu de má-fé, o duelo seria justo, pós assim como ele, Teodora era capaz de responder qualquer pergunta que a fizesse. João disse que seu premio seria um beijo dado por Teodora e esta por sua vez, afirmou que caso João perdesse levaria 10 chicotadas, essa seria sua recompensa.
O acordo foi firmado em comum acordo e sem a presença de qualquer tipo de coação, os dois estavam cientes das consequências.
A suposta vitima fez ao réu 8 perguntas e as 8 foram respondidas com êxito, quero deixar claro que durante a sabatina a mesma fez ameaças ao Réu . (1) estrofe 32. “ veja se responde certo.
Não precisa der pinote Do lado que eu aliso
Corto igualmente um serrote
Se não responder-me eu vou
Derretê-lo no chicote”.
(2) estrofe 37.
Ela diz: “ se prepare
Que vou dar-lhe as chicotadas”.
João fez a Teodora 6 perguntas, a mesma respondeu 5 de forma correta e satisfatória, porém não foi capaz de responder a 6 ª pergunta. Só assim João reivindicou seu premio com era devido.
Portanto diante do que foi exposto afirmo que