Mundo Medieval
Indicação da Obra:
Apolinário, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. Organizadora Editora Moderna. 2 Edição – São Paulo: Moderna, 2007. Livro para alunos do 7°ano ou 6°série.
Autor:
Maria Raquel Apolinário, bacharel e licenciada em história pela Universidade de São Paulo. Professora da rede estadual e municipal de ensino por 12 anos. Editora.
Apesar de autora ser inapta para falar sobre qualquer assunto por não ter uma especialização especifica envolvendo o assunto tratado, no livro ela trabalha bem os temas e conteúdos tratados e também nas perguntas sugeridas, apenas alguns conceitos errados nos textos foi detectado, mas em geral esse livro é de bom manuseio para o professor em sala de aula.
Analise do livro didático e plano de aula:
Unidade 1, Tema 3 (Pág.18,19,20 e 21).
Titulo: Os Francos e o Império Cristão.
Subtítulo: A dinastia merovíngia. (pág.18)
Este subtítulo a autora trata sobre a chegada dos francos na Gália e também de sua expansão com Clóvis mais tarde. A autora cita a ascendência de Clóvis que é Merovíngia, onde se instalou com seu império na Lutécia, uma antiga cidade romana, cita um importante fato que Clóvis se converteu ao cristianismo e além também de suas conquistas territoriais. Ressaltando um ponto interessante, dois capítulos antes do livro a autora trata sobre os germânicos e a Idade Média, nestes capítulos a autora cita as guerras germânicas e sobre os germânicos em Roma, seguindo um padrão cronológico e bem trabalhado sobre o assunto e também para a continuidade do tema que é Império Carolíngio. Este subtítulo está coerente e de fácil manuseio para o aluno e professor. Será usado como texto base em sala de aula junto com os dois mapas na mesma página para se ter uma idéia da movimentação franca e também da sua expansão.
Subtítulo: Os “mordomos” do palácio. (pág. 19)
Este subtítulo a autora cita o desgasto devido a brigas familiares no Império merovíngio, a autora cita que