mundo do homem
Aula 1 – A comunicação
Lembre-se o leitorcomo se fez gente: suacasa, seubairro, suaescola, suapatota.A comunicação foi o canalpeloqual os padrões de vida de suacultura foram - lhe transmitidos, peloqual aprendeu a ser "membro" de suasociedade – de suafamília, de seugrupo de amigos, de suavizinhança, de suanação. Foi assimque adotou a sua "cultura", isto é, os modos de pensamento e ação, suascrenças, valores, seushábitos e tabus. Issonão ocorreu porinstrução, pelomenosantes de irpara a escola: ninguémlhe ensinou propositadamentecomo está organizada a sociedade e o quepensa e sente a suacultura. Isso aconteceu indiretamente, pelaexperiênciaacumulada de numerosospequenoseventos, insignificantesemsimesmos, através dos quais travou relaçõescom diversas pessoas e aprendeu naturalmente a orientarseucomportamentopara o que "convinha". Tudoisso foi possívelgraças à comunicação. Não foram os professores na escolaquelhe ensinaram suacultura: foi a comunicaçãodiáriacompais , irmãos , amigos, na casa, na rua, nas lojas, no ônibus, no jogo, no botequim, na igreja ,quelhe transmitiu, menino, as qualidadesessenciais da sociedade e a natureza do sersocial.
Contrariamente, então, ao quealguns pensam, Comunicação é muitomaisque os meios de comunicaçãosocial. Essesmeiossãotãopoderosos e importantes na nossavidaatual, que às vezes esquecemos que representam apenas uma mínimaparte de nossacomunicação.
Alguém fez, uma vez, uma lista dos atos de comunicaçãoqueumhomemqualquer realiza desdeque se levanta pelamanhãaté a hora de deitar-se, no fim do dia. A quantidade de atos de comunicação é simplesmenteinacreditável, desde o "bom-dia" à suamulher, acompanhadoounãoporumbeijo, passando pelaleitura do jornal, a decodificação de número e cores do ônibusque o leva ao trabalho, o pagamento ao cobrador, a conversacom o companheiro de banco, os cumprimentos aos colegas no escritório, o trabalhocomdocumentos, recibos, relatórios, as reuniões e