mundo de sofia
O jardim do Éden (páginas 13 a 21)
... afinal de contas, algum dia alguma coisa tinha de ter surgido do nada...
Sofia Amundsen era uma menina de quase 15 anos que morava com sua mãe, pois seu pai era capitão de um petroleiro e passava o ano todo viajando. Em um dia quando voltava da escola, abriu um grande correio verde no qual chegaram a ela duas cartas não simultaneamente, onde um anônimo questionava sobre a vida e a origem do mundo, também recebeu um cartão no qual deveria ser entregue a Hilde uma mulher que ela não conhecia. Sofia pegou as cartas e foi para seu esconderijo no jardim de sua casa um paraíso particular como o jardim do Éden mencionado na Bíblia.
Capítulo 2
A cartola (páginas 22 a 33)
... a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas...
Sofia recebeu um envelope amarelo no qual dizia que as pessoas tem várias preferencias em assuntos diversos, porém elas deveriam interessar-se por questões de saber quem somos e de onde viemos. Hoje em dia e importante conhecermos o pensamento de outras épocas para formarmos opinião própria. O professor de filosofia da Sofia quer passar para ela que fazemos parte de um grande mistério e nos compara a um coelho branco tirado de uma cartola preta, querendo passar a ideia que temos consciência de estarmos participando de um enigma. O professor fez uma citação: ‘’ a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas’’. Depois diz que os bebês possuem esta capacidade, mas à medida que crescem, vão perdendo-a.
Capítulo 3
Os mitos (páginas 34 a 40)
... um equilíbrio precário entre as forças do bem e do mal ...
No dia seguinte Sofia leu sobre a visão mitológica do mundo. Os mitos surgiram quando os homens tiveram a necessidade de justificar os fenômenos, como chuva, trovões, crescimento das plantas, tudo que ocorria na Terra estava ligado ao que acontecia no mundo dos deuses.