Mundialização
Aluna: Maria de Lourdes Serra Costa Pinheiro
Faculdade: Atenas Maranhense: Fama “ Mundialização ”
A globalização está na moda. Nos jornais, na televisão,é presença constante.Há seminários sobre globalização e educação,globalização e cultura, ate artigos sobre globalização e culinária. Temos a impressão de que qualquer pessoa saberá dizer qual o significado de uma palavra tão familiar.seria como querer saber o que é hambúrguer ou laptop .palavra típica de uma nova modernidade,tão familiares para um maranhense como para um estrangeiro.
Resta que nem sempre palavras difundidas são palavras assimiladas. E parece que globalização tem mil significado.Uma prova disso? Tentarei responder, em uma frase, á pergunta: o que é globalização ? com base na dificuldade de tal resposta,tentaremos definir,mesmo que no âmbito restrito deste trabalho, o que significa MUNDIALIZAÇÃO.
O fenômeno da Mundialização ou Globalização como popularmente é mais conhecida possui alicerces , no pós guerra, toma fôlego a partir de inicio dos anos 70 e , ao longo da década de 80 ate os dias atuais, engendra uma nova ordem no padrão de relacionamento econômico entre as nações , seus mercados,capitais e serviços financeiros.
Internacionalizados pela quebra de barreiras regionais, os Estados, agora mundializados , passam a expressar a unidade econômica do planeta, onde a produção de bens e serviços, o comercio, as empresas, os mercados de bens de produção e de consumo e a força de trabalho são arrastados para esfera da competitividade global, atropelados pela compulsividade do capitalismo desestatizante.
Mas o que de fato a mundialização tem haver com o nosso cotidiano? A nível macroeconômico , a globalização vem sendo viabilizado por um duplo movimento, aparentemente contraditório: de um lado, pela desregionalização